
DETERMINAÇÃO DE PERIODICIDADE DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
24/06/2012 10:22
Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005
Freqüência da calibração, Norma NBR ISO/IEC 17025:2005,
INTRODUÇÃO
A Norma ABNT NBR IOS/IEC 17025:2005 prescreve em seu item 5.6.1 que todo equipamento utilizado em ensaios que tenha efeito significativo sobre a exatidão ou validade do resultado de ensaio deve ser calibrado antes de entrar em serviço. Porém não há a determinação de periodicidade exigida, e por isso cada Empresa ou Laboratório pode definir a periodicidade de calibração de seus instrumentos.
. A freqüência da calibração deve ser estabelecida em um procedimento, sendo o critério escolhido por meio de uma série de fatores, tais como:
- tipo de instrumento e periodicidade estabelecida pelo fabricante
(Geralmente os fabricantes dão garantia sobre o instrumento de 12 meses, a partir disto não se responsabilizando por possíveis falhas dos resultados apresentados pelos instrumentos);
- análise da tendência conforme os dados das calibrações anteriores;
- histórico de uso e manutenções;
- comparação com a periodicidade de equipamentos similares;
- exatidão da medida.
O objetivo da comprovação periódica do equipamento de medição é assegurar que o equipamento não sofreu deterioração na exatidão e evitar que ele seja utilizado quando existir uma significativa possibilidade de produzir resultados errados
NOTAS IMPORTANTES:
O usuário deve definir o período de calibração de seus instrumentos, mas deve levar em consideração que no momento que finda o período de garantia dado pelo fabricante, os resultados apresentados pelo instrumento já não são mais garantidos, podendo estar apto ou não ao uso, e assim correndo o risco de ser questionado quanto a veracidade das medições em questões de fiscalizações, Auditorias, Certificações, etc.
Por este motivo grande parte das empresas calibra seus instrumentos anualmente se resguardando de questionamentos.
Para empresas que emitem documentos como PPRA, PCMSO, PPP, ETC, um dos documentos que geralmente fazem parte da documentação são os certificados de calibração, sendo a prova concreta de resultados verdadeiros.
—————